domingo, 25 de março de 2012

Nos dias Difíceis...


" O Ser Humano é naturalmente propenso à felicidade.
Pouco justos com a contabilidade da vida, não nos damos conta de que a maioria dos dias é marcada pela serenidade e pela alegria. Construímos, a todo instante, uma existência que é muito maior do que os próprios sentimentos. A caminhada por este mundo não se resume no pensar e no sentir. Há algo mais elementar: o transcender. Aqui reside o fascínio. Viver além, poder "tocar" o infinito, construindo tonalidade para o cotidiano. Mas é inevitável: cedo ou tarde experimentamos momentos atípicos. Somos encobertos por uma camada espessa de nebulosidade que tenta distanciar a felicidade e enaltecer os desacertos. São dias intermináveis. Parecem séculos. As alternativas são descartáveis. As ajudas insignificantes. Dormir e acordar com um peso, uma dor com sintomas de incapacidade de superação. Sem dúvida, são dias difíceis.
Como as demais situações, também essas jornadas passam. podem imprimir marcas positivas para quem debruça a entender esse evento denominado vida.
Quando experimentamos as limitações; quando os investimentos não derem o retorno esperado, nada de desespero ou de encontrar culpados. Uma avaliação sempre é recomendável. Favorece o aprendizado. Evita repetições. Requer sabedoria para construir opções. Se necessário, começar tudo de novo, controlando a frustração. Tempos de dificuldade se intensificará. E as buscas poderão acessar o mais fácil, com promessa de resultados imediatos. Quantos se iludem seguindo orientações nada pertinentes. Ao invés de diminuir, ampliam o sofrimento. Tenta-se fazer muitas coisas em dias difíceis. Melhor recolher-se, ponderar, refletir para descobrir a fortaleza que cada um carrega dentro de si. Dias de dor merecem um olhar diferenciado e realista. O sofrimento necessita da pedagogia da paciência e da certeza que tudo passará. Perguntas sem respostas fazem parte da bagagem de quem quer avançar na vida. Lá adiante, tudo ajudará na acessibilidade para o definitivo. Enquanto isso, vivamos intensamente cada dia."

Capítulo do livro "Fazer o Bem Faz Bem " de Frei Jaime Bettega.

Tudo que leio dele, servem de estímulo sempre, pois às vezes não conseguimos enxergar e avaliar melhor cada situação que estamos a passar, e sempre quando leio algo parece se encaixar perfeitamente.
É sem dúvida um mestre, e venho aqui compartilhar com vocês o bem de ler, seja apenas uma frase que ele dispõe a compartilhar, de tudo que ele vê e ouve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário